“Faça hoje o que a maioria não faz, para ter
amanhã o que a maioria não tem.”
Zig ZigLar
O mercado está lotado de empresas comuns! Há mais uma centena de empresas comuns sendo inauguradas todos os dias. O mercado está lotado de atendimentos comuns! O fato é que ser diferente dá muito mais trabalho. Exige pesquisa, treinamento, estratégia, energia, criatividade. Ser diferente exige firmeza de propósito, caráter, personalidade definida. Ser diferente dá muito trabalho, mas dá muito dinheiro também. Foque nos resultados. Não perca tempo, faça alguma coisa diferente, vá em frente, acredite. Não espere. Mexa-se.
Preocupe-se em ser considerado o único que faz o que faz. Qual é o seu diferencial competitivo perante os concorrentes? Sua resposta fornecerá informações valiosas sobre o seu futuro profissional. Estabeleça um referencial, compare-se, desenvolva o seu espírito competitivo. Reinvente sua maneira de trabalhar. Mostre raça. Se não há nada de extraordinário em seu trabalho, você não será notado.
Seja especial ou será desprezado. Para alcançar o sucesso em sua carreira, você tem de aprender a ir pelo menos um pouco além do normal. Tente o que ainda não foi tentado. Para ser diferente, você tem que fazer coisas que os medrosos se recusam a fazer e correr os riscos que eles se recusam a correr.
Reflita sobre o que disse Walter Lippmann: “Quando todos pensam da mesma forma, então ninguém está pensando”.
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM COMPETÊNCIA ESTRATÉGICA?
Competência estratégica é aquilo em que você é excelente, é o seu ponto mais forte, aquilo em que você se destaca, é o seu diamante, é aquilo em que você se diferencia radicalmente dos seus competidores. Você deve focar em sua competência estratégica e torná-la ainda mais brilhante.
Crie inovações que gerem tendências na história do seu mercado. Não se nivele por baixo. Não se compare aos mais fracos. Seja destaque. Não tente ser igual ao seu concorrente. Essa ideia não é sustentável. Ser diferente é, antes de tudo, ser você mesmo. Ponha mais brilho em você mesmo. É preciso desafiar a sabedoria convencional. O convencional é chato! Desafie o convencional. O diferente é excitante. O diferente vira notícia, o diferente atrai multidões. O mercado recompensa, reconhece e aplaude o que é diferente.
O segredo do sucesso num mercado de alta competição é ser radicalmente diferente no que faz em seu trabalho. Ser o melhor ou o maior é a consequência de ser diferente. INOVE.